A internet é um ambiente onde bilhões de pessoas interagem diuturnamente, o usuário inexperiente acaba se tornando vítima de picaretagem quando não pesquisa informação em fontes confiáveis.
Iremos apresentar nesse artigo 4 modalidades comuns de fraudes aplicadas por meio da rede, as quais você precisa estar ligado.
1 Pirâmides Financeiras
Com a velocidade da Web, é gigantesco o número de vítimas que caem em esquemas de pirâmides financeiras, que consistem em ofertas de lucro exorbitante, mediante aporte inicial do cliente.
São promessas que seduzem pela cobiça e acabam deixando um rastro de pessoas falidas e angustiadas.
Uma pirâmide financeira é facilmente identificada pela constante necessidade de angariar adeptos para a rede, usando quase sempre um produto de fachada.
2 Notícias Fakes
São comuns os chamativos anúncios de:
- Supostas vagas de emprego
- Saques de auxilios do governo
- Isenção de impostos como IPVA
- Falso informe de morte de celebridades
- Emails com ameaças de exposição, e extorsão mediante saque em Bitcoin
Entre outros...
3 Anuncios falsos no Facebook
Qualquer pessoa pode anunciar no Facebook, isso faz com que mal intencionados usem a plataforma para ludibriar os internautas.
Eles criam um site falso de empresas renomadas de comércio digital, como Americanas, Submarino, Magazine Luiza, e apresentam uma oferta tentadora, como por exemplo um Iphone 11 por R$ 1,000.
Para não cair nesse golpe basta ir na url do site e ver se realmente confere com a loja oficial.
4 Promessas de ganho rápido
Além das pirâmides financeiras, existem inúmeros modelos de negócios fraudulentos, onde aproveitadores roubam a fé e o dinheiro de muitos.
As vítimas caem devido o desejo de enriquecer de forma rápida, e as criptomoedas têm sido uma crescente fonte dessas fraudes.
A melhor forma de se proteger de tudo isso é pesquisar as informações e esperar o momento certo de tomar decisões que envolvam dinheiro e dados na internet.
Não clicar em anúncios chamativos, nem autorizar instalação de programas que você não conhece a origem.
Tags:
Marketing