4 Tipos de fraudes comuns aplicadas na internet

fraudes da internet

A internet é um ambiente onde bilhões de pessoas interagem diuturnamente, o usuário inexperiente acaba se tornando vítima de picaretagem quando não pesquisa informação em fontes confiáveis.

Iremos apresentar nesse artigo 4 modalidades comuns de fraudes aplicadas por meio da rede, as quais você precisa estar ligado.

1 Pirâmides Financeiras


Com a velocidade da Web, é gigantesco o número de vítimas que caem em esquemas de pirâmides financeiras, que consistem em ofertas de lucro exorbitante, mediante aporte inicial do cliente.

São promessas que seduzem pela cobiça e acabam deixando um rastro de pessoas falidas e angustiadas.

Uma pirâmide financeira é facilmente identificada pela constante necessidade de angariar adeptos para a rede, usando quase sempre um produto de fachada.

2 Notícias Fakes


São comuns os chamativos anúncios de:

- Supostas vagas de emprego

- Saques de auxilios do governo

- Isenção de impostos como IPVA

- Falso informe de morte de celebridades

- Emails com ameaças de exposição, e extorsão mediante saque em Bitcoin

Entre outros...

3 Anuncios falsos no Facebook


Qualquer pessoa pode anunciar no Facebook, isso faz com que mal intencionados usem a plataforma para ludibriar os internautas.

Eles criam um site falso de empresas renomadas de comércio digital, como Americanas, Submarino, Magazine Luiza, e apresentam uma oferta tentadora, como por exemplo um Iphone 11 por R$ 1,000.

Para não cair nesse golpe basta ir na url do site e ver se realmente confere com a loja oficial. 

4 Promessas de ganho rápido


Além das pirâmides financeiras, existem inúmeros modelos de negócios fraudulentos, onde aproveitadores roubam a fé e o dinheiro de muitos.

As vítimas caem devido o desejo de enriquecer de forma rápida, e as criptomoedas têm sido uma crescente fonte dessas fraudes.

A melhor forma de se proteger de tudo isso é pesquisar as informações e esperar o momento certo de tomar decisões que envolvam dinheiro e dados na internet.

Não clicar em anúncios chamativos, nem autorizar instalação de programas que você não conhece a origem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem