No dia 10 de fevereiro de 1980 veio à existência uma pessoa destinada para uma missão nobre e de extrema importância, Esau de Lucena Barboza, filho de oficial da polícia militar da Paraíba, acompanhou a trajetória do pai desde pequeno, vivenciando a rotina no 3º batalhão na cidade de Patos-PB.
No ano de 1998 entrou para a corporação por meio do curso de formação de oficiais, assumindo então o chamado que recebeu para levar à frente a vocação paterna, com um desejo crescente de prestar o melhor serviço possível, honrando assim a missão a que se propôs.
Numa trajetória íngreme, seguiu por diversas funções na ascensão profissional em cargos de comando, com especial interesse no batalhão de operações especiais (BOPE).
Até que no dia 13 de maio de 2022 iniciou a missão maior de sua existência desde então, comandar o mesmo batalhão no qual cresceu, realizando assim um sonho de família, acariciado e palmilhado incansavelmente.
PROGRESSO
O que tem se visto a partir disso é uma verdadeira revolução no serviço da polícia militar, partindo do interior do batalhão, no qual diversas melhorias foram e estão sendo implantadas, como:
1 Reconhecimento periódico e sistemático dos policiais que desempenham as atividades nessa cidade, por meio de solenidades onde são entregues certificados e medalhas aos que se destacam no desempenho das funções.
2 Estímulo à prática de atividade física ao efetivo de serviço no interior da unidade, algo que tem representado um salto positivo na qualidade de vida de todos os policiais.
3 Diversas reformas no prédio da instituição, como nos alojamentos da rádio patrulha que é, por assim dizer, a força motriz que atua cotidianamente nas ruas para dar segurança à população, e que repousava em condições péssimas.
4 Realização diária de blitz e checkpoints em toda a área abrangida pelo 3º BPM, o que tem contribuído muito para a redução da incidência de crimes.
O resultado tem se mostrado nas ruas, aumento do policiamento ostensivo, preventivo e repressivo quando necessário, combate ao tráfico de drogas, apreensão de armas e diminuição progressiva de homicídios, a vida agradece aos que trabalham com honra.
CONDUTA EXEMPLAR
O Tenente Coronel Esaú carrega consigo a marca da liderança e do êxito profissional ao comandar sua tropa, é um exemplo perfeito do que significa chamado e vocação, algo raro num mundo onde o egoísmo e interesses comerciais sobrepõem o trabalho efetivo.
Essa cidade e essa tropa têm sido os maiores beneficiados por serem o alvo de um comando tão bem elaborado, executado e administrado.
Deus seja louvado por conduzir esse homem numa trajetória tão exitosa, que redunda em bençãos para todos os seus filhos.