As 6 técnicas de oratória mais usadas por Políticos (Com Exemplos)

6 técnicas de oratória mais usadas por Políticos

Existem várias técnicas de oratória utilizadas por oradores famosos ao longo da história. Algumas das mais comuns incluem:

Repetição 

Repetir uma frase ou palavra-chave ao longo da fala é uma técnica eficaz para fixar a ideia principal na mente do público.

Anáfora 

É uma técnica de retomada de uma ou mais palavras ou expressões no início de sucessivas orações ou versos.

Aspersão 

É uma técnica de oratória que consiste em citar ou mencionar nomes de pessoas, lugares ou coisas para enfatizar a importância do assunto.

Metáfora 

Utilizar metáforas é uma técnica para criar comparações entre coisas distintas para que o público possa entender melhor o assunto.

Antítese 

É uma técnica que consiste em colocar palavras, frases, ideias, conceitos ou estilos opostos para criar um contraste e destacar suas diferenças.

Cenário 

É uma técnica de oratória que consiste em criar uma cena ou descrição para ilustrar o assunto da fala e torná-lo mais compreensível para o público.

EXEMPLO PRÁTICOS

Martin Luther King Jr 

Em um de seus mais famosos discursos, o "I Have a Dream" (Eu tenho um sonho), Martin Luther King Jr usou a técnica de repetição ao longo do discurso para enfatizar a importância do sonho de igualdade racial. Ele repetiu várias vezes a frase "I have a dream" para fixar essa ideia na mente do público.

Malcolm X 

Em seu discurso "The Ballot or the Bullet" (O voto ou a bala), Malcolm X usou a técnica de anáfora ao começar cada parágrafo com a frase "Eu digo isso" para enfatizar a importância do seu ponto de vista.

Abraham Lincoln 

Em seu discurso "The Gettysburg Address" (O Discurso de Gettysburg), Lincoln usou a técnica de aspersão ao mencionar os nomes de vários líderes americanos históricos para enfatizar a importância do momento.

Franklin D. Roosevelt 

Em seu discurso "The only thing we have to fear is fear itself" (O único medo que devemos ter é o medo em si mesmo), Franklin D. Roosevelt usou a técnica de metáfora ao comparar o medo com uma "criatura fantasma" para ilustrar como ele pode ser paralisante.

John F. Kennedy 

Em seu discurso "Ask not what your countrycan do for you" (Não pergunte o que seu país pode fazer por você), John F. Kennedy usou a técnica de antítese ao colocar "o que seu país pode fazer por você" em oposição a "o que você pode fazer pelo seu país" para destacar a importância da participação cívica.

Nelson Mandela 

Em seu discurso "I am prepared to die" (Eu estou preparado para morrer), Mandela usou a técnica de cenário ao descrever a situação de opressão e injustiça na África do Sul e como ele estava disposto a lutar até a morte pela liberdade e igualdade.

Esses são apenas alguns exemplos de como esses oradores famosos usaram técnicas de oratória para enfatizar suas mensagens e conectar com o público.

Aperfeiçoe sua oratória com Leandro Quadros AQUI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem